Agro responde por 20% do mercado de trabalho

Agro responde por 20% do mercado de trabalho

13/01/2021 NOTÍCIAS DO SINDICATO 0

Um levantamento divulgado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) mostra o desempenho dos empregos no agronegócio no terceiro trimestre de 2020.

A população ocupada no agronegócio cresceu 1,3% frente ao trimestre anterior, o que representa um aumento de 217 mil pessoas, totalizando 16,94 milhões de pessoas empregadas no setor. Na mesma comparação, o número de ocupados no Brasil foi em sentido contrário, com diminuição de 1,06%, ou mais de 883 mil pessoas.

Os pesquisadores destacam que esse desempenho mostra uma recuperação do mercado de trabalho do agro após o período mais crítico da pandemia. Com isso a participação do agronegócio no mercado de trabalho brasileiro alcançou 20,55% no terceiro trimestre de 2020.

Na comparação com terceiro trimestre de 2019 houve recuo de 7,58%, o equivalente a 1,39 milhão de pessoas, sendo essa diminuição a mais expressiva na comparação entre terceiros trimestres desde o início da série histórica do Cepea, em 2012. A baixa, no entanto, é menor do que a ocupação da população como um total, que retraiu 12,09% no mesmo período, o equivalente a 11,34 milhões de pessoas.

Por setores as perdas mais acentuadas no número de ocupações ocorreram na agroindústria e nos agrosserviços. Os pesquisadores acreditam que essas perdas estejam, em partes, relacionadas à crise da Covid-19.

Fonte: Agrolink

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *