Institucional

Em 8 de novembro de 1942, o Sindicato Rural de Pará de Minas foi criado com o intuito de ser uma entidade representativa dos direitos e deveres dos produtores rurais de Pará de Minas e região. Ao longo de todos esses anos, se tornou um dos principais diretórios sindicalistas do estado de Minas Gerais por oferecer serviços e facilidades para o homem do campo, como cursos e palestras, entre outros eventos.

Além disso, ganhou representatividade por atender parte da região Centro-Oeste, que antes de sua criação, não possuía nenhum órgão representativo dos produtores rurais. Em 77 anos de exercício contínuo na luta por melhorias para o homem do campo, as exposições agropecuárias também se tornaram marca registrada do Sindicato Rural de Pará de Minas.

Podem ser citadas a Expô Pará e Festa do Frango e do Suíno, ambas realizadas no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz. A primeira dava a oportunidade aos associados de mostrarem seus trabalhos desenvolvidos no meio rural, aliada à música de qualidade com shows de artistas de renome nacional.

Já o segundo evento levou o nome de Pará de Minas para todo o estado de Minas Gerais e se transformou em uma das principais exposições do Brasil, chamando a atenção de produtores e agricultores de todas as partes do País que tinham o interesse de fazer negócios no município e expor seus produtos e trabalhos. Assim como a Expô Pará, artistas renomados como Sérgio Reis, Chitãozinho e Xororó, Ivete Sangalo e outros já passaram pela Festa do Frango e do Suíno e sempre demonstraram o interesse de participar de novas edições do evento.

O Sindicato também teve atuação importante no crescimento de Pará de Minas ao longo dos anos. Representando os avicultores e suinocultores, a entidade estimulou parcerias que fizeram a cidade ser reconhecida como a capital mineira do frango e grande exportadora do produto, além do suíno.

Atualmente, o Sindicato Rural de Pará de Minas conta com cerca de 700 associados e uma sede própria bem no centro da cidade, proporcionando aos produtores fácil acesso e prestação de serviços imediata.

Ao primeiro dia dia do mês de janeiro de dois mil e dezessete, na sede do Sindicato Rural de Pará de Minas, foi empossada a nova diretoria deste Sindicato, assinando todos os eleitos, inclusive os membros do conselho fiscal, bem como todos os suplentes o termo de posse. Através do qual prometeram cumprir as disposições estatutárias vigentes e demais preceitos contidos na legislação do Sindicato e na constituição, respeitando o compromisso do exercício do mandato de 01 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020.

CONHEÇA NOSSA DIRETORIA

INAUGURAÇÃO DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES FRANCISCO OLIVÉ DINIZ